Educação Infantil Zona Sul, Berçário Zona Sul, Berçário Moema, Berçário Recanto Paraíso, educação Infantil Moema, Educação Infantil Recanto Paraíso, Ensino Infantil Zona Sul
"Um ambiente de descobertas e da livre criação."
Educação Infantil Zona Sul
A educação e o cuidado na primeira infância caminham juntos e são indissociáveis. Considerando que a educação infantil é a base inicial do processo educativo, esta deve ser um ambiente onde a infância possa ser vivida em toda sua plenitude. E a primeira etapa da educação básica, que tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, junto com a ação da família e da comunidade.
Berçário Moema
Educar exige um olhar atencioso e acolhedor individual da criança, respeitando suas preferências, ritmo, expressões, necessidades e interesse. Participando de um ambiente seguro, a criança estabelece relações de confiança com todos ao seu redor o que permite a construção de sua autonomia.
Faz parte do nosso dia a dia, elementos da natureza que nutrem a criatividade, ampliando sua capacidade de exploração e de experiências. Não basta falar sobre as plantas, pintar árvores, escutar histórias e ver nos livros o que é necessário para preservar o meio ambiente. É preciso aprender com as mãos e o corpo inteiro, em contato com a água, o sol e a chuva, as folhas, bichos e a terra, colocando nosso aparato corporal completo para sentir, perceber e apreender os sentidos da natureza e o cuidar do outro.
Educação Infantil Zona Sul
Brincar e explorar com diversos materiais é encontrar-se com o mundo. Por meio da brincadeira a criança estabelece relação com a aprendizagem, construindo o seu conhecimento. Este processo espontâneo é observado e registrado pelas educadoras, sendo as informações organizadas para que se transformem posteriormente em ações pedagógicas, como: os projetos, as sequências didáticas, as vivências com a arte entre tantos outros movimentos pedagógicos transformadores da cultura infantil.
Aulas com especialistas
Educação Física
Inglês
Música
Teatro
Judô
Ballet
Artes
O contato com outras fontes de conhecimento é importante, o que contribui para favorecerem o desenvolvimento motor, cognitivo e socioafetivo das crianças. Despertam criatividade e o talento para outras vivências e sociabilização.
A escola oferece no contra período aulas de judô ou ballet, sendo a partir dos 3 anos (grupo 3).
Educação Infantil Moema
As aulas de teatro, música, inglês, artes e educação física estão inseridas na jornada curricular de cada grupo e podem ser apresentadas na visita escolar. Cada movimento da jornada será explicado pela coordenação pedagógica, sendo um excelente momento para esclarecimentos das dúvidas.
A VILLACOR funciona de 2ª a 6ª feira, das 7H30 às 18H30
REGULAR : 8H ÀS 12H / TARDE: 13H ÀS 17H
SEMI-INTEGRAL: 10H ÀS 18H
INTEGRAL: 7H ÀS 20H
Cada grupo possui seu espaço próprio, sendo construído ao longo do ano, com a linguagem e identidade de cada turma. É um espaço que respeita o protagonismo infantil, organizado para oferecer desafios e situações educativas, contendo objetos, brinquedos, livros, jogos e materiais adequados às necessidades e particularidades de cada faixa etária com todo cuidado e segurança.
Nossas salas de aula são ambientes espaçosos, acolhedores, funcional e permitem uma boa distribuição na organização das propostas e locomoção das crianças.
Acreditamos que o espaço é o terceiro educador, sendo integrante da ação pedagógica e priorizamos atender as necessidades das crianças pequenas.
No ambiente escolar a criança estabelece relações entre o mundo e as pessoas, colaborando para o desenvolvimento infantil.
Além da sala de referência, as crianças frequentam outros espaços que complementam as atividades pedagógicas e proporcionam encontros entre os grupos. Acreditamos que as integrações são momentos enriquecedores, que permitem estabelecer relações saudáveis e de acolhimento entre todos.
1. Seguimos a orientação de cuidados indicada pelos pais e na ficha de saúde.
2. Para ministrarmos medicamentos pedimos que escrevam na agenda, a justificativa de uso e especificações do período de tratamento, os horários e outras instruções necessárias.
3. As crianças não devem frequentar a villacor com alterações significativas de saúde ainda não diagnosticadas ou com febre. O retorno à escola deve ser após 24 horas do fim da febre e livre de medicamentos antitérmicos.
4. Se ocorrida na escola, qualquer alteração significativa quanto à saúde será comunicada de imediato aos pais, que, dependendo do caso, devem vir buscá-la com brevidade.
5. A ficha de saúde, preenchida na época da matrícula, é atualizada semestralmente ou quando ocorrerem mudanças significativas quanto a cuidados, saúde e medicação.
A alimentação na escola villacor incentiva e proporciona os bons hábitos alimentares. Investimos em uma alimentação diversificada e saudável.
O nosso cardápio segue a orientação da nutricionista, sendo balanceado para a necessidade das crianças.
O cardápio é enviado às famílias pela agenda escolar e fixado no mural da escola.
Buscamos nos momentos alimentares promover situações de escolha e estimular a autonomia das crianças de acordo com suas possibilidades e preferências. Acreditamos que o momento das refeições possibilita trocas enriquecedoras entre as crianças, além dos cuidados que permeiam constantemente nesses momentos.
Aqui na escola villacor os pequenos podem ter contato direto com a horta. Por meio dela compreendem a importância de uma alimentação saudável e o cuidado com o meio ambiente, além de desenvolver os conhecimentos e responsabilidades perante o plantio.
Incentivamos a autonomia das crianças quanto ao uso do penico ou da privada quando sentir necessidades, no entanto este processo é acompanhado de perto pelos educadores, que auxiliam as crianças na conquista de hábitos de higiene e garantem que fiquem limpas após micção e evacuação.
Além dos momentos antes e depois do uso da privada, promovemos a higiene das mãos em vários momentos do dia, principalmente antes da ingestão de alimentos e após brincarem nos espaços externos. Depois do almoço ou jantar todas as crianças escovam os dentes com ajuda dos educadores.
A rotina escolar na Educação Infantil vai muito além da organização de horários e espaços. Ela estabelece uma relação de segurança a criança, que no decorrer da sua jornada realiza associações com as ações educativas no tempo e espaço.
Vários outros elementos compõem a organização do trabalho pedagógico, sendo a relação dos cuidados e as ações pedagógicas articuladas e contextualizadas, baseadas em uma filosofia que busca o olhar da equipe para uma observação e escuta do subjetivo da criança dentro do contexto coletivo e acolhedor em suas relações. Acreditamos que a criança desde bebê é capaz de realizar descobertas incentivadas por contextos significativos de aprendizagem, por meio da relação que se constrói com o adulto referência ao longo do seu desenvolvimento. Neste sentido cria confiança para realizar suas escolhas e expressar o que sente constituindo o seu eu com autonomia, liberdade e criatividade.
- Brincadeiras nos parques;
- Artes;
- Projetos;
- Música;
- Teatro;
- Educação Física;
- Programa de Inglês e aprofundamento;
- Espaço de investigação com elementos da natureza e elementos não estruturados;
- Culinária na cozinha experimental;
- Ciências e suas descobertas (pesquisas de investigação e exploração);
- Plantio e Cuidados com a horta;
- Rodas de história e temáticas;
- Curso de férias (julho e janeiro).