Berçário Recanto Paraíso, Berçário Moema, Berçário Zona Sul, Educação Infantil Recanto Paraíso, Educação Infantil Moema, educação Infantil Zona Sul, Maternal Recanto Paraíso, Maternal Moema
![Berçário Recanto Paraíso](https://villacor.com.br/wp-content/uploads/elementor/thumbs/bercario-moema-villacor-03xy-oboysfe8kml6967gevsfmkrmpe4ult2vxlahmtmpi8.jpeg)
![Berçário Recanto Paraíso](https://villacor.com.br/wp-content/uploads/elementor/thumbs/bercario-moema-villacor-03-oaofggtn51bo6rkklqk1aog5fhx4dj2vn5bvu2ura8.jpg)
![Berçário Recanto Paraíso](https://villacor.com.br/wp-content/uploads/elementor/thumbs/bercario-zona-sul-villacor-02-oblbbp2jjtu3airh8mtkqd571z5xd7gqwqvnygwckg.jpeg)
![Maternal Moema](https://villacor.com.br/wp-content/uploads/elementor/thumbs/bercario-moema-villacor-10y-oblbn10hxxcj9aax2j5nsi78v7b85ug94u0e8k3hk0.jpg)
![Berçário Moema](https://villacor.com.br/wp-content/uploads/2019/07/r-bercario-moema-villacor-01.jpeg)
Berçário Recanto Paraíso
Espaço exclusivo e horários diferenciados.
Berçário Recanto Paraíso
![Berçário Zona Sul](https://villacor.com.br/wp-content/uploads/2019/07/r-bercario-moema-villacor-09.jpeg)
Além do estimulo diário de nossas profissionais, em nosso berçário, também são ministradas aulas de musicalização, com professora especializada em música, que de forma lúdica canta e encanta os bebês.
Equipe treinada e especializada.
![Escola Moema](https://villacor.com.br/wp-content/uploads/2019/07/bercario-moema-villacor-02.jpeg)
Estabelecer relações com o próprio corpo e com o mundo que nos cerca é muito importante para as crianças na fase de desenvolvimento das aquisições e atividades motoras. Nosso berçário oferece a estimulação sensório-motora realizada por uma fisioterapeuta semanalmente.
![Maternal Zona Sul](https://villacor.com.br/wp-content/uploads/2019/07/r-bercario-moema-villacor-05.jpeg)
![Berçário Particular Recanto Paraíso](https://villacor.com.br/wp-content/uploads/2019/07/bercario-zona-sul-villacor-01.jpeg)
Cardápios cuidadosamente elaborados por nossa nutricionista, com preparações adequadas e diferenciadas para cada bebê.
![Berçário Particular Recanto Paraíso](https://villacor.com.br/wp-content/uploads/2019/07/r-bercario-moema-villacor-08.jpg)
Nosso berçário oferece uma “Sala de Amamentação ” e, também, estrutura para armazenar e ofertar leite materno às crianças.
A VILLACOR funciona de 2ª a 6ª feira, das 7h às 20h;
BERÇÁRIO REGULAR : Manhã: das 8H às 12H
BERÇÁRIO INTERMEDIÁRIO: Manhã: das 8H às 14H
BERÇÁRIO SEMI-INTEGRAL: das 10H às 18H
BERÇÁRIO INTEGRAL: das 7H ás 20H
Temos duas turmas: B1 e B2,;A proporção de bebês é de, no máximo, quatro para cada educador.
Além dos educadores fixos, o berçário conta com a ajuda de auxiliar volante caso haja necessidade.
COMUNICAÇÃO DIÁRIA: cada criança recebe uma agenda individual, através do qual é enviado diariamente aos pais sua rotina de alimentação, sono e troca/higiene. tamvém são anotadas alterações de saúde e algumas observações importantes. Os pais podem registrar observações como dados de saúde e cuidados específicos.
O contato dos pais com os educadores e equipe de coordenação é aberto e importante, a troca de informações e observações contribui para um maior entendimento e melhor acompanhamento de cada criança e, ainda, efetiva a parceria entre escola e família.
Há, diariamente, alguem da equipe de coordeanção ou de direção para atender os pais em situações emergenciais e em questões específicas.
O espaço do berçário procura atender às necessidades das crianças, tanto em termos de cuidados relativos à higiene, saúde, alimentação, como quanto à recreação.
Os materiais, o mobiliário e brinquedos são pensados para fornecer desafios e possibilidades de pesquisa para as crianças, assim, exclusivamente para uso das crianças que frequentam o berçário há:
· Quarto com berços e colchonetes – cada criança tem o seu espaço para dormir ;
· Espaço trocador – prateleiras para os pertences das crianças e para materiais de higiene;
· Copa com cadeirão, geladeira e microondas para atender às necessidades das crianças;
· Solário – com brinquedos, mini-escorregador, tanque de areia, cavalinho e tocas.
· Sala de recreação – com colchonetes, bebê conforto, espelhos na parede e todo o tipo de material necessário ao desenvolvimento das crianças: desde mordedores, móbiles, bichinhos de borracha e látex, até brinquedos de madeira ou construídos com sucatas.
Além disso, conforme sua condição e desenvolvimento, as crianças passam a frequentar também os outros espaços: praça pavão, parque grande e brincar no tanque de areia grande. São coisas que as crianças do berçário adoram.
1. Seguimos a orientação de cuidados indicada pelos pais.
2. Para ministrarmos medicamentos, pedimos que escrevam na agenda a justificativa de uso e especificações do período de tratamento.
As crianças não devem comparecer a villacor com alterações significativas de saúde ainda não diagnosticadas ou com febre.
A volta à escola deve ser após 24 horas do fim da febre e livre de medicamentos antitérmicos.
3. Se ocorrida na villacor, qualquer alteração significativa quanto à saúde será comunicada de imediato aos pais, que, dependendo do caso, devem vir buscá-la com brevidade.
4. A ficha de saúde, preenchida na época da matrícula é atualizada semestralmente ou quando ocorrerem mudanças significativas quanto a cuidados, saúde e medicação.
5. No berçário, as mamadeiras ou os copos individuais de água e suco permanecem na villacor e são esterilizados diariamente.
Nosso cardápio é elaborado visando uma alimentação saudável.
Fornecemos sucos, frutas da época, papinha salgada e comida caseira.
A papinha salgada é feita por nós, seguindo orientações de pediatra de nossa confiança.
O almoço de cada criança é oferecido de acordo com seu desenvolvimento e necessidade.
A sobremesa é composta de frutas da época.
O cardápio semanal é enviado aos pais via agenda e afixado no quadro de avisos da entrada.
O leite, a villacor disponibiliza duas marcas, caso for leite especial deverá ser enviado diariamente em medidas para preparo na escola.
As mães que amamentam podem vir amamentar na escola ou enviar o leite materno, que será aquecido em banho-maria e oferecido de acordo com a necessidade de seu filho(a).
Quando a criança estiver em dieta especial é necessário que os pais informem quais alimentos do cardápio podem
ser oferecidos a ela.
As trocas de fralda são feitas segundo a orientação dada pelos pais na entrevista inicial, assim, a cada troca, fazemos a higiene usando algodão umedecido ou dando meio banho, usando ou não sabonete individual.
No caso de assaduras, seguimos os procedimentos indicados e passamos as pomadas individuais especiais enviadas pela família.
Após o almoço fazemos higiene bucal .
No trocador, para garantir mais higiene, usamos lençol hospitalar descartável e esterilizamos o colchonete ao final de cada troca.
O material de higiene de uso diário deverá ser enviado na caixa de higiene da criança.
Os pais devem enviar:
Como material permanente: cobertor, travesseiro (se usar), duas mamadeiras pequenas ou dois copos com tampa de bico (para suco e água), saboneteira com sabonete ou frasco de sabonete líquido, pomadas necessárias às trocas de fraldas e material para higiene bucal (para crianças que almoçam na villacor ). Enviar também protetor de berço e chupeta, se houver necessidade.
Semanalmente: dois jogos de lençol, uma toalha de banho.
Diariamente: uma sacola contendo trocas de roupa (frio e calor) em quantidade suficiente para o período que a criança permanecer na escola, fraldas descartáveis, dois sacos plásticos (um para roupa suja e outro para roupas molhadas).
As toalhas de banho e os lençóis permanecem na escola até o término da semana, quando são devolvidos para serem trocados. Quando houver necessidade estes serão enviados para troca durante a semana.
Todos os pertences individuais devem estar marcados com o nome.
O período de adaptação da criança ao recreio é discutido e combinado com os pais na entrevista inicial, acertando o horário de chegada em função de sua rotina e de suas necessidades, e quem vai acompanhá-la. O pai ou a mãe, ou outro adulto de referência, deve ter disponibilidade para permanecer na escola, pelo menos por uma semana, apresentando este novo espaço e particularizando os dados fornecidos na entrevista inicial. Nesta entrevista os pais recebem o texto adaptação, elaborado pela equipe de coordenação, com dicas e orientações básicas para este período..
Por nossa experiência, este período transcorre tranquilamente para os pequenos (embora seja comum haver modificações em sua rotina), mas a escola se preocupa também com o acolhimento e a adaptação da família a essa nova fase. O período de adaptação é particularizado para cada criança, considerando as reações que ela vai apresentando no decorrer desse processo, tanto na escola como em casa.
A passagem da criança do berçário para o g1 é feita gradativamente, considerando seus interesses, necessidades e possibilidades.
Quando percebemos que o espaço, a rotina e a dinâmica do berçário passaram a ficar limitados para suas experiências, e que a criança está apta a iniciar novo processo, propiciamos que ela passe a frequentar os espaços utilizados pelo g1 e a participar de algumas brincadeiras e atividades com este grupo.
Inicialmente ela é acompanhada por uma das educadoras do berçário e permanece no g1 por um período. Gradativamente, esse tempo no g1 vai aumentando e a presença do educador do berçário diminuindo. Este processo transcorre de acordo com a necessidade e o ritmo da criança e a partir de avaliação dos educadores, da equipe de coordenação e dos pais.
Nesse período de transição, a criança tem ainda garantido seu espaço no berçário, mas vai conquistando e ampliando seu universo de ação fora deste.