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Berçário Moema

Berçário Recanto Paraíso

Espaço exclusivo e horários diferenciados.

Berçário Recanto Paraíso

Berçário Zona Sul

Além do estimulo diário de nossas profissionais, em nosso berçário, também são ministradas aulas de musicalização, com professora especializada em música, que de forma lúdica canta e encanta os bebês.

Equipe treinada e especializada.

Escola Moema

Estabelecer relações com o próprio corpo e com o mundo que nos cerca é muito importante para as crianças na fase de desenvolvimento das aquisições e atividades motoras. Nosso berçário oferece a estimulação sensório-motora realizada por uma fisioterapeuta semanalmente.

Maternal Zona Sul
Berçário Particular Recanto Paraíso

Cardápios cuidadosamente elaborados por nossa nutricionista, com preparações adequadas e diferenciadas para cada bebê.

Berçário Particular Recanto Paraíso

Nosso berçário oferece uma “Sala de Amamentação ” e, também, estrutura para armazenar e ofertar leite materno às crianças.

A VILLACOR funciona de 2ª a 6ª feira, das 7h às 20h;

BERÇÁRIO REGULAR : Manhã: das 8H às 12H 

BERÇÁRIO INTERMEDIÁRIO: Manhã: das 8H às 14H 

BERÇÁRIO SEMI-INTEGRAL:  das 10H às 18H

BERÇÁRIO INTEGRAL:  das 7H ás 20H

Temos duas turmas: B1 e B2,;A proporção de bebês é de, no máximo, quatro para cada educador. 
Além dos educadores fixos, o berçário conta com a ajuda de auxiliar volante caso haja necessidade.
COMUNICAÇÃO DIÁRIA: cada criança recebe uma agenda individual, através do qual é enviado diariamente aos pais sua rotina de alimentação, sono e troca/higiene. tamvém são anotadas alterações de saúde e algumas observações importantes. Os pais podem registrar observações como dados de saúde e cuidados específicos.
O contato dos pais com os educadores e equipe de coordenação é aberto e importante, a troca de informações e observações contribui para um maior entendimento e melhor acompanhamento de cada criança e, ainda, efetiva a parceria entre escola e família.
Há, diariamente, alguem da equipe de coordeanção ou de direção para atender os pais em situações emergenciais e em questões específicas.
O espaço do berçário procura atender às necessidades das crianças, tanto em termos de cuidados relativos à higiene, saúde, alimentação, como quanto à recreação.
Os materiais, o mobiliário e brinquedos são pensados para fornecer desafios e possibilidades de pesquisa para as crianças, assim, exclusivamente para uso das crianças que frequentam o berçário há:
·       Quarto com berços e colchonetes  – cada criança tem o seu espaço para dormir ;
·       Espaço trocador – prateleiras para os pertences das crianças e para materiais de higiene;
·       Copa com cadeirão, geladeira e microondas para atender às necessidades das crianças;
·       Solário – com brinquedos, mini-escorregador, tanque de areia,  cavalinho e tocas.
·       Sala de recreação – com colchonetes, bebê conforto, espelhos na parede e todo o tipo de material necessário ao desenvolvimento das crianças: desde mordedores, móbiles, bichinhos de borracha e látex, até brinquedos de madeira ou construídos com sucatas.
Além disso, conforme sua condição e desenvolvimento, as crianças passam a frequentar também os outros espaços:  praça pavão, parque grande e brincar no tanque de areia grande. São coisas que as crianças do berçário adoram. 

1.   Seguimos a orientação de cuidados indicada pelos pais.
2.   Para ministrarmos medicamentos, pedimos que escrevam na agenda a justificativa de uso e especificações do período de tratamento.
As crianças não devem comparecer a villacor  com alterações significativas de saúde ainda não diagnosticadas ou com febre.
A volta à escola deve ser após 24 horas do fim da febre e livre de medicamentos antitérmicos.
3.   Se ocorrida na villacor, qualquer alteração significativa quanto à saúde será comunicada de imediato aos pais, que, dependendo do caso, devem vir buscá-la com brevidade.
4.   A ficha de saúde, preenchida na época da matrícula é atualizada semestralmente ou quando ocorrerem mudanças significativas quanto a cuidados, saúde e medicação.
5.   No berçário, as mamadeiras ou os copos individuais de água e suco permanecem na villacor e são esterilizados diariamente.

Nosso cardápio é elaborado visando uma alimentação saudável.
Fornecemos sucos, frutas da época, papinha salgada e comida caseira.
A papinha salgada é feita por nós, seguindo orientações de pediatra de nossa confiança.
O almoço de cada criança é oferecido de acordo com seu desenvolvimento e necessidade.
A sobremesa é composta de frutas da época.
O cardápio semanal é enviado aos pais via agenda e afixado no quadro de avisos da entrada.
O leite, a villacor disponibiliza duas marcas, caso for leite especial deverá ser enviado diariamente em medidas para preparo na escola.
As mães que amamentam podem vir amamentar na escola ou enviar o leite materno, que será aquecido em banho-maria e oferecido de acordo com a necessidade de seu filho(a).
Quando a criança estiver em dieta especial é necessário que os pais informem quais alimentos do cardápio podem
ser oferecidos a ela.

As trocas de fralda são feitas segundo a orientação dada pelos pais na entrevista inicial, assim, a cada troca, fazemos a higiene usando algodão umedecido ou dando meio banho, usando ou não sabonete individual.
No caso de assaduras, seguimos os procedimentos indicados e passamos as pomadas individuais especiais enviadas pela família.
Após o almoço fazemos higiene bucal .
No trocador, para garantir mais higiene, usamos lençol hospitalar descartável e esterilizamos o colchonete ao final de cada troca.
O material de higiene de uso diário deverá ser enviado na caixa de higiene da criança.

Os pais devem enviar:
Como material permanente: cobertor, travesseiro (se usar), duas mamadeiras pequenas ou dois copos com tampa de bico (para suco e água), saboneteira com sabonete ou frasco de sabonete líquido, pomadas necessárias às trocas de fraldas e material para higiene bucal (para crianças que almoçam na villacor ). Enviar também protetor de berço e chupeta, se houver necessidade.
Semanalmente: dois jogos de lençol, uma toalha de banho.
Diariamente: uma sacola contendo trocas de roupa (frio e calor) em quantidade suficiente para o período que a criança permanecer na escola, fraldas descartáveis, dois sacos plásticos (um para roupa suja e outro para roupas molhadas).
As toalhas de banho e os lençóis permanecem na escola  até o término da semana, quando são devolvidos para serem trocados. Quando houver necessidade estes serão enviados para troca durante a semana.
Todos os pertences individuais devem estar marcados com o nome.

O período de adaptação da criança ao recreio é discutido e combinado com os pais na entrevista inicial, acertando o horário de chegada em função de sua rotina e de suas necessidades, e quem vai acompanhá-la. O pai ou a mãe, ou outro adulto de referência, deve ter disponibilidade para permanecer na escola, pelo menos por uma semana, apresentando este novo espaço e particularizando os dados fornecidos na entrevista inicial. Nesta entrevista os pais recebem o texto adaptação, elaborado pela equipe de coordenação, com dicas e orientações básicas para este período..
Por nossa experiência, este período transcorre tranquilamente para os pequenos (embora seja comum haver modificações em sua rotina), mas a escola se preocupa também com o acolhimento e a adaptação da família a essa nova fase. O período de adaptação é particularizado para cada criança, considerando as reações que ela vai apresentando no decorrer desse processo, tanto na escola como em casa.

A passagem da criança do berçário para o g1 é feita gradativamente, considerando seus interesses, necessidades e possibilidades.
Quando percebemos que o espaço, a rotina e a dinâmica do berçário passaram a ficar limitados para suas experiências, e que a criança está apta a iniciar novo processo, propiciamos que ela passe a frequentar os espaços utilizados pelo g1 e a participar de algumas brincadeiras e atividades com este grupo.
Inicialmente ela é acompanhada por uma das educadoras do berçário e permanece no g1 por um período. Gradativamente, esse tempo no g1 vai aumentando e a presença do educador do berçário diminuindo. Este processo transcorre de acordo com a necessidade e o ritmo da criança e a partir de avaliação dos educadores, da equipe de coordenação e dos pais.
Nesse período de transição, a criança tem ainda garantido seu espaço no berçário, mas vai conquistando e ampliando seu universo de ação fora deste.