Nossa equipe está em constante formação e reflexão referente às possibilidades da sua prática pedagógica, para trazer o melhor do conhecimento às crianças. Acreditamos e incentivamos a cultura da infância, dando valor às capacidades e potencialidades infantis e as relações que se constroem nas interações escola, família e sociedade.
Falar de cultura da infância implica reconhecer possibilidades cotidianas de brincadeiras, tão fundamental para a faixa etária em que as crianças se encontram na educação infantil. Por meio delas, as crianças constroem repertórios significativos no espaço das relações, permitindo o desenvolvimento da criatividade, empatia, expressão do seu imaginário e aprendem a conhecer a si própria e ao outro.
Na educação infantil encorajamos desde cedo a criança a conhecer e a refletir sobre o mundo que a cerca e o trabalho com projetos pedagógicos é uma ferramenta que incentiva a pesquisa, respeitando o interesse a identidade de cada grupo.
Do berçário ao Grupo 5, o ritmo e as necessidades individuais e grupais são respeitados na jornada pedagógica. As propostas são elaboradas pelas educadoras, em sintonia constante com equipe de coordenação e direção.
Os trabalhos desenvolvidos são atualizados de acordo com a mudança conceitual no currículo da educação infantil de acordo com a nova base (Base Nacional Comum Curricular- BNCC), sendo uma escola que incentiva a busca da própria criança pelo conhecimento capaz de produzir cultura.
Considerando que a educação infantil é a base inicial do processo educativo, esta deve ser um ambiente onde a infância possa ser vivida em toda sua plenitude. E a primeira etapa da educação básica, que tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, junto com a ação da família e da comunidade.
Educar exige um olhar atencioso e acolhedor individual da criança, respeitando suas preferências, ritmo, expressões, necessidades e interesse. Participando de um ambiente seguro, a criança estabelece relações de confiança com todos ao seu redor o que permite a construção de sua autonomia.
Faz parte do nosso dia a dia, elementos da natureza que nutrem a criatividade, ampliando sua capacidade de exploração e de experiências. Não basta falar sobre as plantas, pintar árvores, escutar histórias e ver nos livros o que é necessário para preservar o meio ambiente. É preciso aprender com as mãos e o corpo inteiro, em contato com a água, o sol e a chuva, as folhas, bichos e a terra, colocando nosso aparato corporal completo para sentir, perceber e apreender os sentidos da natureza e o cuidar do outro.
Brincar e explorar com diversos materiais é encontrar-se com o mundo. Por meio da brincadeira a criança estabelece relação com a aprendizagem, construindo o seu conhecimento.
Este processo espontâneo é observado e registrado pelas educadoras, sendo as informações organizadas para que se transformem posteriormente em ações pedagógicas, como: os projetos, as sequências didáticas, as vivências com a arte entre tantos outros movimentos pedagógicos transformadores da cultura infantil.
Cada grupo possui seu espaço próprio, sendo construído ao longo do ano, com a linguagem e identidade de cada turma. É um espaço que respeita o protagonismo infantil, organizado para oferecer desafios e situações educativas, contendo objetos, brinquedos, livros, jogos e materiais adequados às necessidades e particularidades de cada faixa etária com todo cuidado e segurança.
Nossas salas de aula são ambientes espaçosos, acolhedores, funcional e permitem uma boa distribuição na organização das propostas e locomoção das crianças. Acreditamos que o espaço é o terceiro educador, sendo integrante da ação pedagógica e priorizamos atender as necessidades das crianças pequenas.
No ambiente escolar a criança estabelece relações entre o mundo e as pessoas, colaborando para o desenvolvimento infantil.
Além da sala de referência, as crianças frequentam outros espaços que complementam as atividades pedagógicas e proporcionam encontros entre os grupos. Acreditamos que as integrações são momentos enriquecedores, que permitem estabelecer relações saudáveis e de acolhimento entre todos.
A rotina escolar na Educação Infantil vai muito além da organização de horários e espaços. Ela estabelece uma relação de segurança a criança, que no decorrer da sua jornada realiza associações com as ações educativas no tempo e espaço.
Vários outros elementos compõem a organização do trabalho pedagógico, sendo a relação dos cuidados e as ações pedagógicas articuladas e contextualizadas, baseadas em uma filosofia que busca o olhar da equipe para uma observação e escuta do subjetivo da criança dentro do contexto coletivo e acolhedor em suas relações.
Acreditamos que a criança desde bebê é capaz de realizar descobertas incentivadas por contextos significativos de aprendizagem, por meio da relação que se constrói com o adulto referência ao longo do seu desenvolvimento. Neste sentido cria confiança para realizar suas escolhas e expressar o que sente constituindo o seu eu com autonomia, liberdade e criatividade.
Brincadeiras no parque
Introdução à arte
Aulas de música
Teatro
Educação Física
Aulas de Inglês
Espaço de investigação com elementos da natureza e elementos não estruturados
Culinária na cozinha experimental
Roda de história e temática
Plantio e Cuidados com a horta
Ciências e suas descobertas (pesquisas de investigação e exploração)
Pensamento estimativo e lógico-matemático
Curso de férias (julho e janeiro).
Berçário Moema
Ensino Infantil Moema
Berçário Zona Sul
Escola Zona Sul
Educação Infantil Zona Sul
Escola Zona Sul
Escola Infantil Moema
Ensino Infantil Moema
Ensino Infantil Zona Sul
Berçário Zona Sul
Educação Infantil Moema
Educação Infantil Moema
Ensino Infantil Moema
Escola Zona Sul
Berçário Zona Sul
Fale conosco!