Promovendo a cultura da infância: Reflexões e práticas na Educação Infantil

Nossa equipe está em constante formação e reflexão referente às possibilidades da sua prática pedagógica, para trazer o melhor do conhecimento às crianças. Acreditamos e incentivamos a cultura da infância, dando valor às capacidades e potencialidades infantis e as relações que se constroem nas interações escola, família e sociedade.

Falar de cultura da infância implica reconhecer possibilidades cotidianas de brincadeiras, tão fundamental para a faixa etária em que as crianças se encontram na educação infantil. Por meio delas, as crianças constroem repertórios significativos no espaço das relações, permitindo o desenvolvimento da criatividade, empatia, expressão do seu imaginário e aprendem a conhecer a si própria e ao outro.

Na educação infantil encorajamos desde cedo a criança a conhecer e a refletir sobre o mundo que a cerca e o trabalho com projetos pedagógicos é uma ferramenta que incentiva a pesquisa, respeitando o interesse a identidade de cada grupo.


Do berçário ao Grupo 5, o ritmo e as necessidades individuais e grupais são respeitados na jornada pedagógica. As propostas são elaboradas pelas educadoras, em sintonia constante com equipe de coordenação e direção.

 

Os trabalhos desenvolvidos são atualizados de acordo com a mudança conceitual no currículo da educação infantil de acordo com a nova base (Base Nacional Comum Curricular- BNCC), sendo uma escola que incentiva a busca da própria criança pelo conhecimento capaz de produzir cultura.

A educação e o cuidado na primeira infância caminham juntos e são indissociáveis.

Considerando que a educação infantil é a base inicial do processo educativo, esta deve ser um ambiente onde a infância possa ser vivida em toda sua plenitude. E a primeira etapa da educação básica, que tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, junto com a ação da família e da comunidade.

Educar exige um olhar atencioso e acolhedor individual da criança, respeitando suas preferências, ritmo, expressões, necessidades e interesse. Participando de um ambiente seguro, a criança estabelece relações de confiança com todos ao seu redor o que permite a construção de sua autonomia.

Faz parte do nosso dia a dia, elementos da natureza que nutrem a criatividade, ampliando sua capacidade de exploração e de experiências. Não basta falar sobre as plantas, pintar árvores, escutar histórias e ver nos livros o que é necessário para preservar o meio ambiente. É preciso aprender com as mãos e o corpo inteiro, em contato com a água, o sol e a chuva, as folhas, bichos e a terra, colocando nosso aparato corporal completo para sentir, perceber e apreender os sentidos da natureza e o cuidar do outro.​

Brincar e explorar com diversos materiais é encontrar-se com o mundo. Por meio da brincadeira a criança estabelece relação com a aprendizagem, construindo o seu conhecimento.
Este processo espontâneo é observado e registrado pelas educadoras, sendo as informações organizadas para que se transformem posteriormente em ações pedagógicas, como: os projetos, as sequências didáticas, as vivências com a arte entre tantos outros movimentos pedagógicos transformadores da cultura infantil.

Cada grupo possui seu espaço próprio, sendo construído ao longo do ano, com a linguagem e identidade de cada turma. É um espaço que respeita o protagonismo infantil, organizado para oferecer desafios e situações educativas, contendo objetos, brinquedos, livros, jogos e materiais adequados às necessidades e particularidades de cada faixa etária com todo cuidado e segurança.


Nossas salas de aula são ambientes espaçosos, acolhedores, funcional e permitem uma boa distribuição na organização das propostas e locomoção das crianças. Acreditamos que o espaço é o terceiro educador, sendo integrante da ação pedagógica e priorizamos atender as necessidades das crianças pequenas.


No ambiente escolar a criança estabelece relações entre o mundo e as pessoas, colaborando para o desenvolvimento infantil.


Além da sala de referência, as crianças frequentam outros espaços que complementam as atividades pedagógicas e proporcionam encontros entre os grupos. Acreditamos que as integrações são momentos enriquecedores, que permitem estabelecer relações saudáveis e de acolhimento entre todos.

Rotina escolar

A rotina escolar na Educação Infantil vai muito além da organização de horários e espaços. Ela estabelece uma relação de segurança a criança, que no decorrer da sua jornada realiza associações com as ações educativas no tempo e espaço.

Vários outros elementos compõem a organização do trabalho pedagógico, sendo a relação dos cuidados e as ações pedagógicas articuladas e contextualizadas, baseadas em uma filosofia que busca o olhar da equipe para uma observação e escuta do subjetivo da criança dentro do contexto coletivo e acolhedor em suas relações.

Acreditamos que a criança desde bebê é capaz de realizar descobertas incentivadas por contextos significativos de aprendizagem, por meio da relação que se constrói com o adulto referência ao longo do seu desenvolvimento. Neste sentido cria confiança para realizar suas escolhas e expressar o que sente constituindo o seu eu com autonomia, liberdade e criatividade.

Brincadeiras no parque

Introdução à arte

Aulas de música

Teatro

Educação Física

Aulas de Inglês

Espaço de investigação com elementos da natureza e elementos não estruturados

Culinária na cozinha experimental

Roda de história e temática

Plantio e Cuidados com a horta

Ciências e suas descobertas (pesquisas de investigação e exploração)

Pensamento estimativo e lógico-matemático

Curso de férias (julho e janeiro).