Descubra a Villacor

A escola Villacor proporciona a cada criança situações que potencializam seu desenvolvimento e aprendizado.
Um ambiente estimulante e seguro, que, com muito carinho e atenção, aborda todos os detalhes do processo do desenvolvimento infantil.

O compromisso da escola Villacor com a educação e a cultura, se traduz na qualidade de um projeto educacional fundamentado no trabalho de observação e reflexão constante a partir das diferentes vivências em ambientes planejados.

Nossa história

A criança é a razão de ser da proposta pedagógica da escola Villacor. Isso significa que cabe à escola propiciar a aquisição e a produção de conhecimento, respeitando a sua individualidade. A criança é considerada um ser ativo, capaz de participar do processo educativo com seus conhecimentos e experiências, alcançando progressivamente sua autonomia.

Filosofia Villacor

Desde o berçário até a educação infantil a estrutura e as atividades da Villacor foram concebidas de forma a proporcionar às crianças atividades lúdicas, criativas e exploratórias.


A abordagem pedagógica é socioconstrutivista, baseadas nas ideias sócio-interacionista de Vygotsky:
“Os postulados de Vygotsky parecem apontar a necessidade de criação de uma escola bem diferente do que conhecemos. Uma escola em que as pessoas possam dialogar, duvidar, discutir, questionar e compartilhar saberes. Onde há espaços para transformações, para as diferenças, para o erro, para as contradições, para a colaboração mútua e para a criatividade. Uma escola onde os professores e as crianças tenham autonomia, possam pensar, refletir seu próprio processo de construção de conhecimentos e ter acesso a novas informações”. Teresa Cristina Rego

​Dessa forma, acreditamos que o aprendizado é construído pela criança a partir de estímulos promovidos pelos educadores e espaços bem planejados com intencionalidades referentes as vivências de cada grupo.

Investigações da materialidade- Arte

O contato com a arte na educação infantil é crucial para o desenvolvimento das crianças. Estimula a criatividade, melhora a coordenação motora e aprimora o pensamento crítico.

A arte ajuda na expressão e regulação das emoções, aumentando a autoestima.

Atividades em grupo ensinam colaboração e empatia. Além disso, a arte promove a valorização da diversidade cultural e desperta o gosto pelo belo. Proporcionar um ambiente artístico é investir no futuro, formando indivíduos criativos e equilibrados.

Brincadeira ao ar livre

O brincar livre é essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Ele estimula a criatividade, permitindo que as crianças explorem suas imaginações e inventem suas próprias regras. Além disso, promove o desenvolvimento físico, melhorando o progresso motor e a saúde geral.

Socialmente, o brincar livre ensina habilidades como a colaboração, a resolução de conflitos e a empatia, à medida que as crianças interagem e negociam com os colegas. Também é crucial para o desenvolvimento emocional, ajudar as crianças a expressarem e regularem suas emoções em um ambiente seguro

Os jogos simbólicos

Na educação infantil, os jogos simbólicos desempenham um papel crucial no desenvolvimento das crianças. Ao imitar situações do cotidiano ou papéis sociais, como ser médico, cozinheiro ou super-herói, elas exploram e internalizam conceitos complexos de forma lúdica.

Essas atividades não apenas estimulam a imaginação e a criatividade, mas também promovem habilidades sociais, linguísticas e emocionais. Além disso, as brincadeiras simbólicas ajudam as crianças a entenderem melhor o mundo ao seu redor, construindo gradualmente seu conhecimento e sua identidade.